COMO CUIDAR DO SEU TRICOT

Os Tricots são peças delicadas por isso pede cuidados especiais. Nossas peças são elegantes e atemporais. Por isso, vamos te dar essas dicar para você ter a sua peça impecavel, por muito mais tempo !


 

Confira agora os cuidados na hora de lavar, secar, passar e guardar:


 

1. PREPARAÇÃO DE LAVAGEM:


 

1º Evite lavar outros tipos de peças junto com seu tricot. Dê preferência para a lavagem à mão. Ela irá garantir menor possibilidade de danificação.

2º Cuidado com as peças coloridas, pois podem manchar as outras mais claras, especialmente o seu Tricot. Também observe se sua peça solta tinta e se quiser, adicione um pouco de sal de cozinha na água da primeira lavagem. Isso ajudará a conservar a pigmentação.

3º A temperatura da água deve ser ambiente para evitar encolhimento, não use água morna.


 

2. AO LAVAR


 

1º A melhor forma de lavar as peças é no tanque, à mão. Deixe de molho, com água e sabão de coco (líquido ou em barra).

2º Nunca lave com sabão em pó, pois ele pode encolher e endurecer a trama.

3º Lave as peças pelo avesso evitando atrito e formação de peeling/bolinhas no lado direito.

4º Enxague abundantemente e depois deixe de molho com um pouco de amaciante, isso ajuda a deixar o fio sempre macio.

5º Tenha atenção especial com os detalhes bordados. Esfregue suavemente para evitar danos, o mesmo vale para manchas ou sujeiras pontuais na peça, esfregue suavemente apena no local que se encontra a mancha/sujeira.

6º Se preferir lavar na máquina, use um saquinho específico para roupas delicadas, e se sua máquina tiver a opção peças/roupas delicadas, melhor ainda.


 

3. AO SECAR


 

1º Não torça jamais. Apenas deixe escorrer um pouco da água e esprema a roupa entre as mãos para tirar o excesso de água.

2º Outro truque é: embrulhe o tricot com uma toalha e esprema para retirar o excesso de água.

3º Jamais pendure a peça no varal verticalmente. O peso da água pode deformar a roupa. Prefira estender de forma horizontal sem esticar demais a peça. Deite-a sobre a grade do varal ou sob uma mesa limpa, sempre à sombra. Não exponha ao sol, pois isso também pode contribuir para o encolhimento da peça.

4º Nunca use a secadora, pois a alta temperatura e velocidade são prejudiciais para a trama, podendo causar deformação.


 

4. AO PASSAR


 

1º Geralmente não há necessidade de passar as roupas de tricot.

2º Mas caso necessário, verifique as orientações de temperatura na etiqueta da roupa.

3º Não encoste a base do ferro diretamente no Tricot. Utilize o vapor a uma distância de no mínimo 10 cm para desamassar a peça. Uma boa opção também é utilizar o Steamer, que são aqueles passadores elétricos verticais.

4º Caso não tenha ferro a vapor, vire a sua peça do avesso e proteja-a colocando um tecido sobre o Tricot e só assim cuidadosamente passe em temperatura média/baixa.


 

5. AO GUARDAR


 

1º Nunca pendure nem o guarde em cabides. Mantenha as peças dobradas para não distorcer a modelagem, além de causar marcas na peça.

2º Se preferir, guarde em sacos de tecido ou TNT. Evite sacos plásticos, pois eles costumam causar cheiros e até mofar a peça, pois não há transpiração nesse tipo de embalagem.

3º Caso você more em algum local muito úmido, coloque um anti-mofo na gaveta, mas mantenha certa distância das peças para não causar danificação química.


 

6. OUTRAS DICAS


 

COMO REMOVER PEELING (bolinhas) NO TRICOT

- Com uma fita adesiva, enrole em sua mão e nos dedos com o lado colante para fora. Passe várias vezes sobre o tricot até retirar todas as bolinhas, pêlos e fiapos.


 

COMO CONSERTAR FIO PUXADO

- Cuidadosamente, utilize um grampo de cabelo ou até mesmo uma agulha de crochê, do lado direito (o lado que se usa a peça e não do avesso) da peça, enfiando em direção ao avesso, puxando o fio de volta ao lugar original, bem delicadamente.

COMO AJUSTAR BARRAS E MEDIDAS DO SEU TRICOT

- Caso você adquira uma peça de tricot, mais especificamente um vestido, e precisa fazer barra ou algum ajuste, procure uma costureira profissional que possua as maquinas Overloque e Reta, somente com essas maquinas é possível cortar e dar uma acabamento mais bonito na peça, não tente fazer barra pois isso deixa o acabamento mais grosseiro tirando toda a delicadeza da peça.
 

Tenho certeza que com essas dicas você terá o seu tricot SR (Sandra Rezende) lindo e conservado por muuuuito tempo !

Qualquer outra dúvida, estaremos a disposição para lhe ajudar!

 

Abraços,

 

Sandra Rezende